O marketing de afiliados é um canal cada vez mais comum no mix de marketing online.
Mas o que exatamente é o marketing de afiliados? E qual o papel do afiliado nisso?
Eu posso escrever uma definição de algumas linhas para você aqui e espero que você entenda.
No entanto, o trabalho de um afiliado não pode ser descrito em poucas linhas, pois, é preciso discernimento e é preciso experimentar na pratica.
É por isso que, em nosso artigo de hoje, gostaria de lhe dizer mais sobre o que é o marketing de afiliados. Confira a seguir!
Marketing de afiliados: Como funciona?
As campanhas de afiliados são executadas através de redes de afiliados.
Assim sendo, como afiliado, você pode registrar seu site para diversas campanha, através de uma rede de afiliados.
Em alguns casos, as redes de afiliados aprovam os afiliados recém-registrados. Mas, na maioria dos casos, o site do afiliado é inspecionado pelo anunciante.
O que é um afiliado?
O afiliado trabalha com a promoção dos produtos e serviços para os anunciantes.
Para isso, ele utiliza seus canais digitais, que podem ser: Blog, mídia social, e-mail, entre outros.
Assim sendo, para começar como afiliado, como já mencionamos anteriormente, você precisa se cadastrar em uma rede de afiliados.
As principais redes dos Brasil são:
- Hotmart;
- Eduzz;
- Monetizze;
- Braipp;
Após se cadastrar na rede, você pode começar a procurar por anunciantes.
Assim sendo, se você for aprovado para o programa de afiliados de um anunciante, terá acesso à campanha com vários materiais promocionais, como banners e links de texto.
Como afiliado, você coloca um URL de rastreamento atrás de cada link ou banner para que o tráfego que você direciona ao anunciante possa ser rastreado pela rede de afiliados.
Dessa maneira, também é possível avaliar se as conversões ocorreram.
Além disso, podemos destacar que, na maioria dos casos, você receberá uma comissão pelo valor de conversão da transação.
Em alguns casos, uma forma diferente de pagamento de comissão pode ser acordada, por exemplo, CPC ou CPL.
Com as exceções, essa é a maneira de trabalhar no marketing de afiliados.
O afiliado fornece espaço de exposição em seu site, na forma de banners, links e / ou conteúdo.
Os dados são mantidos durante o período do cookie e, se houver uma venda, o anunciante (automaticamente pela rede) paga um valor por conversão para o afiliado.
Marketing de afiliados versus outros canais de marketing on-line
Atualmente, o mix de marketing online consiste em vários canais, entre os quais, os canais de marketing online mais comuns são: SEA, publicidade social, SEO e publicidade gráfica.
Mas, o marketing de afiliados está sendo cada vez mais sendo adicionado a esta lista.
Assim sendo, nos canais mencionados acima (fora do marketing de afiliados), é essencial que sempre exista um receptor do outro lado do canal, mas também um sistema que o ajude a otimizar ainda mais com dicas pré-geradas.
Estas são dicas baseadas nos dados coletados com o sistema.
Na verdade, esse é o feedback gerado pelo sistema.
Você conversa, por assim dizer, com os sistemas de publicidade.
Mas, na verdade, você coloca algo nesses sistemas (dinheiro, textos de anúncios, palavras-chave, grupos-alvo, etc.) e algo sai (conversões, dados).
Isso é diferente no marketing de afiliados.
Certamente existem sistemas, que são as redes de afiliados, mas também há um aspecto pessoal.
Portanto, eu acho que o marketing de afiliados é o equilíbrio perfeito entre dados e contatos pessoais.
Isso ocorre, pois a análise de dados e a comunicação entre afiliado e o anunciante garante que o processo de otimização não seja baseado apenas em dados.
Assim sendo, você também pode envolver o aspecto pessoal.
Neste sentido, os afiliados podem indicar pessoalmente o que estão faltando e o que precisam.
Em outros canais de marketing online, são apenas os sistemas que retornam para você.
Os dados são tudo o que você tem aqui e, com base nisso, você tira conclusões (e às vezes até faz suposições).
No marketing de afiliados, você pode analisar os dados na rede, mas no final do dia, o anunciante, sempre depende do afiliado.
Deste modo, os anunciantes ajudam você a determinar se você realmente pode fazer alguma coisa com os dados analisados, com o mínimo de suposições possível.
É aí que as explicações para uma diminuição significativa ou um aumento agradável vêm.
Conclusão
O marketing de afiliados é, portanto, uma forma de publicidade online mais pessoal, na qual você trabalha com um anunciante, através de uma rede de afiliados, para entrar em contato com os clientes certos.
Por isso, você como afiliado é recompensado através de comissões.
Em contrapartida, o anunciante obtém exposição, tráfego e conversões.
E se você gostou do nosso artigo de hoje sobre o que é um afiliado, então, continue em nosso site e confira muito mais!
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